Os 6 problemas gerados pelo mau uso de produtos químicos utilizados na limpeza profissional


Desça

Você já parou para pensar o quanto a má utilização de um produto químico pode impactar a sua rotina de limpeza? Principalmente para aqueles que o utilizam a fim de desinfetar artigos médicos, existem cuidados a serem tomados, caso contrário, geram danos às pessoas que o manipulam, pacientes e até ao meio ambiente.

Sendo assim, quais os problemas gerados pela sua má utilização e quais seriam as soluções? Você pode conferir agora quais critérios pode seguir para melhorar o desempenho, evitar o desperdício e fazer o bom uso dos produtos químicos durante a limpeza. Vamos lá? Acompanhe!

1. A escolha do produto errado

 É certo que antes do uso deve-se fazer a escolha correta do produto, portanto seja específico quanto ao tipo de limpeza a que você deseja destiná-lo.

Utilizaremos como exemplo o hipoclorito 1%.

Geralmente, a limpeza de artigos inalatórios é feita com este produto o que gera vários problemas e não só para o paciente.

Por ser um produto clorado ele acaba estragando o artigo - deixando-o amarelado e ressecado devido à oxidação – e além de tudo é uma solução volátil, ou seja, que em poucas horas perde sua função de desinfecção, logo não é eficaz para a desinfecção de artigos.

2. Contaminação direta e indireta de pessoas

O hipoclorito também causa danos, por meio da inalação, da pessoa que o manipula, seja durante a limpeza ou mesmo depois do enxague, afinal este produto não é totalmente eliminado das superfícies apenas com uma simples lavagem.

Quando o paciente entra em contato com o artigo cuja limpeza foi feita com hipoclorito a 1% ele também acaba inalando os resíduos do produto, e assim como para o médico ou funcionário que o inalou, isso é extremamente prejudicial para a sua saúde.

Certos princípios ativos quando não diluídos da forma correta, ou mesmo diluídos, podem ainda causar danos e alergias às pessoas e animais, por isso é importante verificar se eles são recomendados para o tipo de uso a que você pretende destiná-lo, tempo de permanência e ação sobre superfícies, toxicidade, dentre outros critérios.

3. A contaminação do meio ambiente

 São poucas as regiões que possuem locais destinados ao tratamento e descarte de químicos.

Como a maioria dos lugares não tem esse tipo de tecnologia acaba por despejar o produto ou os enxágues diretamente nos recursos hídricos como rios, mares e lagos.

O hipoclorito leva de 6 a 8 anos para ser degradado no meio ambiente.

Como solução, o mercado atual disponibiliza uma série de produtos biodegradáveis. Eles vêm ganhando muita importância nos últimos tempos visto o aumento da consciência da população mundial sobre a conservação do meio ambiente.


4. Atenção às quedas

 A má utilização dos produtos químicos também está relacionada com a diluição do produto.

O uso excessivo em pisos pode deixá-lo tão liso que causa insegurança para as pessoas que transitam no local.

Na maioria das vezes a dosagem adequada não é realizada por falta de informação sobre como fazê-la, porque a pessoa responsável não sabe como dosar ou mesmo porque os equipamentos presentes no local não tem precisão suficiente, sendo a dosagem automática uma grande facilitadora e aliada de quem procura mais precisão e menos desperdício.

Segue abaixo uma tabela que mostra algumas diferenças que podem ser essenciais para escolher entre a dosagem automática e a dosagem manual:























  DOSAGEM AUTOMÁTICA DOSAGEM MANUAL
Segurança Dosagem realizada pelo equipamento. Menos sujeito a acidentes de trabalho. Dosagem realizada diretamente pelo operador. Mais sujeito a acidentes de trabalho.
Precisão Todas as doses possuem a mesma quantidade de produto. Produto sujeito ao desperdício ou uso excessivo. Doses com oscilação na quantidade de produto.
Custo A diluição correta do produto evita o desperdício.
 
O desperdício ou uso excessivo impactam na economia durante a limpeza.


5. A composição dos produtos

Produtos clorados, com aldeídos ou pH ácido trazem malefícios para as pessoas e para o meio ambiente.

Segue abaixo uma tabela relacionando os produtos mais utilizados na área da saúde, formas de utilização e malefícios que podem ocasionar, assim como a recomendação de soluções que a Sancapel traz exclusivamente para os seus clientes:



























PRODUTOS “COMUNS” UTILIZAÇÃO RISCOS À SAÚDE HUMANA O QUE PODEM CAUSAR NOS MATERIAIS SUSTENTÁVEL SOLUÇÃO DA SANCAPEL
Desinfetante a base de aldeídos/ Glutaraldeídos/ Ortoftalaldeídos. Comumente utilizado para desinfecção de endoscópios, cateteres, drenos e etc. De uso concentrado, necessita no mínimo 3 enxágues. Princípio ativo tóxico e substância volátil. Pode causar irritação aos olhos, nariz e boca, e corrosão na boca e esôfago em casos de contato com os resíduos. Fixação de proteínas nos materiais e a criação de biofilmes. NÃO é biodegradável.

Devem ser tratados com bissulfito de sódio e glicina, respectivamente, antes do descarte do produto.
ARPO® SEPT
Ácido peracético IN SITU

Maior economia – usa-se o produto diluído;
Alto poder de limpeza e desinfecção;
Baixa toxicidade;
Remoção de toda a matéria orgânica;
Não deixa resíduos de produto sobre os materiais (maior segurança);
Necessita de apenas 1 enxágue;
Biodegradável.

 
Desinfetante a base de hipoclorito Comumente utilizado para a limpeza e desinfecção de materiais e artigos diversos.  O produto é utilizado concentrado para atingir a eficácia, o que traz maior custo e claro, maior toxicidade e riscos ocupacionais. Substância volátil, além de não ser tão eficaz na desinfecção, o que pode ser um grande problema. Pode ser corrosivo para a pele e também aos olhos, causando alergias e irritações. Resseca os materiais deixando-os amarelados e mesmo com enxágue deixa partículas residuais. NÃO é biodegradável
.
Permanece no solo de 6 a 8 anos.
Bacterend®OX

Alta efetividade na desinfecção e limpeza – produto de amplo uso;
Preserva os materiais;
Alto rendimento (uso diluído);
Possui exclusivo sistema de dosagem (maior segurança e menor desperdício);
Boa compatibilidade com materiais sintéticos, metálicos, entre outros;
Exige um único enxágue;
Baixa toxicidade ao usuário (sistema de menor evaporação do produto para o usuário e meio ambiente diminuindo risco ocupacional);
Biodegradável.

SURFIC®

-desinfetante de nível intermediário para AMPLO USO
- Uso diluído – alto rendimento e economia
- possui sistema gerador exclusivo – menor desperdício e chance de erros na dosagem
-alta compatibilidade aos materiais
-Baixa toxicidade ao usuário;
- Biodegradável.

ARPO SAFE® MULTI

Desinfetante de alto nível para desinfecção de materiais;
Multiuso;
Não descolore materiais e não fixa proteínas e sangue;
Baixa toxicidade ao usuário;
Mais seguro – possui sistema de diluição exclusiva gerando alto rendimento do produto e menor chance de erro na dosagem;
Biodegradável.


6. Produtos registrados

Além de tudo o que foi citado, todos os riscos serão menores se o produto utilizado em seu consultório, clínica, artigos e afins, for registrado pela ANVISA.

Produtos registrados, com boletim técnico e com informações do modo de uso e aplicações passaram por diversos testes anteriores à sua comercialização que o tornam mais seguro para posterior manipulação.
A correta utilização passa por um meio ambiente mais saudável

 Com as expectativas de um mercado consumidor cada vez mais altas, o mínimo esperado do produto é que ele traga mais economia e produtividade.

Porém vimos aqui a existência de outros critérios relacionados que podem te auxiliar tanto durante a escolha quanto durante a utilização do produto químico!

O mundo atual requer um pensamento e preocupação maior com o meio ambiente.

A Sancapel proporciona produtos químicos sustentáveis e biodegradáveis, que possuem formulações livre de composições danosas à saúde como cloro e aldeído e conservam o meio ambiente.

Eles ainda contam com a segurança da precisão, menores custos envolvidos no processo de limpeza e o cuidado que a sua equipe necessita, já que os nossos produtos também causam menos danos à saúde. Assim os colaboradores também ficam menos sujeitos aos riscos ocupacionais.
Sobre a Sancapel

 A Sancapel tem como propósito oferecer o que há de melhor no mercado de higienização. Desde 2007 oferecemos as melhores soluções em limpeza e desinfecção profissional!

Está interessado no agendamento de visita de um dos nossos Consultores Técnicos de Vendas? Contate-nos via telefone: 0800 100 1268 ou por meio do link: agende uma visita.

Atendemos nas regiões de Palmitos, Içara e Balneário Camboriú | Santa Catarina.

A nossa satisfação é solucionar o seu problema. Estamos te aguardando!

News


Fique por dentro das últimas notícias da Sancapel

  Eu concordo com o processamento e a análise dos meus dados para receber ofertas personalizadas.