O que você ainda não sabe sobre o biofilme


Desça

DURANTE OS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS EM CONSULTÓRIOS, HÁ UM GRANDE RISCO DE QUE OS VÁRIOS MICRORGANISMOS PROCEDENTES DA CAVIDADE ORAL DOS PACIENTES SEJAM ASPIRADOS E DEPOSITADOS EM SUPERFÍCIES INTERNAS E EXTERNAS DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS FORMANDO O QUE DENOMINAMOS DE BIOFILME.
POR ISSO, É ESSENCIAL QUE OS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO DO AMBIENTE E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO SERVIÇO DA SAÚDE ESTEJAM ATENTOS - ALÉM DA PREVENÇÃO - À CORRETA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE QUALQUER TIPO DE SUPERFÍCIE, MESMO AS INTERNAS, PREZANDO PELA BIOSSEGURANÇA NESTES AMBIENTES.
MAS NÃO SE PREOCUPE, AQUI EXPLICAREMOS UM POUCO MAIS SOBRE O BIOFILME, ASSIM COMO AS FORMAS DE PREVENÇÃO E DESINFECÇÃO.
VAMOS LÁ? BASTA ACOMPANHAR!


O QUE É O BIOFILME E COMO ELE SE FORMA

O biofilme é uma colônia de microcolônias de bactérias formada pelo acúmulo de partículas orgânicas em uma dada superfície que possui alta concentração de nutrientes para o desenvolvimento dessas comunidades microbianas, sendo um dos principais responsáveis pela contaminação cruzada dentro de consultórios odontológicos.

O biofilme forma-se pelo acúmulo, aderência e posterior colonização de diferentes microrganismos - como bactérias, fungos e protozoários - em superfícies e ambientes que favoreçam a sua proliferação, sendo um dos principais responsáveis pela contaminação cruzada dentro de consultórios odontológicos.

Sua formação pode ser representada por 5 fases:


  1.     Adesão 1 – Em segundos, o microrganismo adere-se à superfície de forma aleatória e reversível.

  2.     Adesão 2 - Em minutos, os microrganismos secretam substâncias que os mantenham e os sustentem passando da fase reversível para uma fase irreversível.

  3.     Maturação 1 - Podendo levar horas ou dias, os microrganismos desenvolvem-se e dividem-se, proliferando-se na superfície.

  4.     Maturação 2 - Assim como na fase anterior, o processo pode demorar horas ou dias, sendo que os microrganismos atuam na produção de exopolímeros e constituição do biofilme.

  5.     Dispersão - Sendo o ambiente não mais favorável à manutenção, as placas formadas pelos microrganismos descolam- se das superfícies podendo colonizar novos ambientes reiniciando a formação de novos biofilmes.


Então, deu para perceber que esse processo não é muito demorado, não é?

Por isso a importância de padronizar os processos de limpeza e desinfecção das superfícies internas e externas de equipamentos utilizados durante os procedimentos odontológicos!

Formas de contaminação e prevenção

Pois só assim evitará o desenvolvimento dos biofilmes, sendo que muitos desses microrganismos podem ser patogênicos causando doenças em pacientes, através da contaminação.
*Estima-se que até 60% das infecções em instituições de saúde têm presença de algum tipo de biofilme em sua patogênese.
Segundo o órgão norte americano National Institutes of Health, 80% das infecções crônicas estão associadas à formação do biofilme.
Ainda não existe tecnologia que impeça totalmente a sua formação, por isso todo cuidado e atenção aos serviços de limpeza e desinfecção são importantes em ambientes de saúde.
A contaminação das mangueiras em consultórios odontológicos, por exemplo, pode se dar devido à contaminação da água utilizada no serviço e na limpeza, pela aspiração dos fluidos bucais, resultantes da pressão negativa de alguns sistemas do equipamento odontológico ou mesmo no momento da desaceleração dos motores.
Mesmo as mangueiras que possuem válvulas anti-retração - que previnem o retorno do material da cavidade oral - estão suscetíveis à deposição de partículas.
Assim, existem dois aspectos fundamentais para prevenir a formação do biofilme:
1) Diminuir a presença de microrganismos do ambiente:


  • Acionar as peças de mão entre atendimentos de pacientes, por alguns segundos;

  • Acionar a tubulação por vários minutos no início e final do dia e por alguns segundos entre pacientes;

  • Realizar a higienização das mãos e fazer o manejo asséptico de itens desinfetados;

  • Realizar o constante controle da carga microbiana presente na água.


2) Tratar os equipamentos e ambiente com produtos químicos:

Os sistemas de tratamento químico podem ser usados para a prevenção da formação do biofilme nas tubulações, como a utilização do ácido peracético para desinfecção de alto nível.
O uso de desinfetantes eficazes pode prevenir, retardar ou eliminar o biofilme de superfícies internas e externas.
O uso de desinfetantes eficazes, tanto na parte interna ou e externa de equipos, promove a inibição da formação do biofilme ou até mesmo a dissolução, desfavorecendo a fase de adesão primária da formação de colônia de bactérias. No entanto, mesmo com o uso desses produtos, sem as boas práticas de prevenção de infecção os mesmos não terão efetividade.

Dessa forma, boas práticas e uso de desinfetantes eficientes precisam caminhar juntos.

Formas de desinfecção

Nós até já elaboramos um post especialmente para falar sobre assunto: os melhores produtos utilizados na desinfecção hospitalar e você pode conferi-lo clicando no link!
A escolha de produtos de limpeza nesse caso deve-se basear nas características de um produto que seja: eficiente, com alto poder de descontaminação e que não deixe resíduos tóxicos para o paciente.
É importante ressaltar que hoje em dia há produtos disponíveis no mercado que são biodegradáveis e de fácil utilização, assim além de ajudar o meio ambiente, a rotina de limpeza do seu consultório fica mais fácil.
Ainda recomendamos que você leia gratuitamente o E-book Biossegurança em odontologia: passo a passo para a desinfecção, nele discutimos alguns aspectos relacionados à biossegurança nos consultórios odontológicos, além de abordar questões como os riscos ergonômicos e sugestões de rotina para consultórios.

Conclusão

Consultórios odontológicos e demais ambientes destinados à área da saúde sempre estiveram suscetíveis à agentes patogênicos e enfermidades ocasionadas pela contaminação cruzada.
Sendo assim, além de todas as formas de prevenção citadas aqui e inclusive com a utilização de desinfetantes de alto nível, os cuidados atuais com a chegada do COVID-19, precisam ser redobrados a fim de trazer toda a segurança que os pacientes e profissionais merecem.
Sobre a Sancapel
A Sancapel tem como propósito oferecer o que há de melhor no mercado de higienização. Desde 2007 oferecemos as melhores soluções em limpeza, higienização e desinfecção profissional.
Entendemos que o conhecimento não é imutável, por isso estamos em constante aprendizado para fornecer melhorias e oferecer as soluções ideais para qualquer tipo de negócio!
Contate-nos via telefone: 0800 100 1268 ou clicando aqui, você pode entrar em contato conosco, tirar suas dúvidas e realizar o seu orçamento! Acesse também nossas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

News


Fique por dentro das últimas notícias da Sancapel

  Eu concordo com o processamento e a análise dos meus dados para receber ofertas personalizadas.